segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como dificilmente alguem acessa essa nossa pagina...ai vai--KÜBELWAGEM, SCHWIMMWAGEM, KOMMANDEURWAGEM





O Volkswagen Kübelwagen (carro balde/banheira)




foi um veículo militar desenhado por Ferdinand Porsche e construido pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial para uso pelas Forças Armadas da Alemanha Nazista (tanto a Wehrmacht quanto a Waffen-SS). 

Baseado no Volkswagen Fusca, foi inicialmente chamado Type 62 (protótipo), mas eventualmente ficou com o número interno de modelo Type 82.

Sua leveza, agilidade e ausência de fluido de refrigeração (evitando o congelamento e ebulição em climas extremos) não demorou para demonstrar sua superioridade em relação aos veículos 4X4 dos exércitos adversários. Enquanto seu chassis e mecânica eram construídos na KDF Stadt (agora Wolfsburg), sua carroceria era produzida pela firma Ambi Budd em Berlin (ironicamente era uma firma americana)[1]. O Kübelwagen era para os alemães o que o jipe era para os Aliados.
História
Embora Adolf Hitler tenha cogitado com Ferdinand Porsche a possibilidade de uma aplicação militar para o "Volkswagen já em abril de 1934, foi apenas em janeiro de 1938 que altos oficiais do Terceiro Reich encomendaram formalmente o projeto de um carro militar barato e leve, que pudesse ser utilizado tanto dentro como fora das estradas, mesmo nas mais inóspitas condições - tudo isso baseado na plataforma do Fusca.

Porsche iniciou os trabalhos no projeto imediatamente, entregando um protótipo no mesmo mês, mas durante o desenvolvimento logo percebeu que não bastaria apenas reforçar o chassi do Fusca para agüentar o uso contínuo que os militares dariam ao carro. Tratando-se de um veículo de tração traseire e motor 1000cc, seria necessário que tal veículo fosse muito leve para poder ser utilizado satisfatoriamente em percursos off-road - de fato, a própria encomenda estipulava um peso máximo de 950 kg incluindo quatro soldados armados e equipados - ou seja, o veículo em si não poderia pesar mais do que 550 kg. Porsche então subcontratou a firma Trutz para ajudá-lo com a carroceria, valendo-se da vasta experiência deles em fabricar carrocerias para veículos militares.

Os militares começaram a testar o veículo após novembro de 1938, quando os protótipos foram formalmente apresentados. Embora não contasse com tração nas quatro rodas, característica básica dos jipes militares americanos, o carro mostrou-se excelente em terrenos acidentados, mesmo em comparação com os veículos 4x4 alemães contemporâneos - o baixo peso e o diferencial auto-blocante compensaram a falta de capacidade 4x4.

Kommandeurwagen - foi um veículo para uso militar adaptado do Volkswagen Fusca e utilizado pela Alemanha Nazista durante a II Guerra Mundial. A carroceria do VW Fusca foi montada sobre o chassi do Kübelwagen.
Entre os itens adaptados, possuia faróis com uma tampa de metal aparafusadas, pneus lameiros e tração nas quatro rodas.
Existiu em três versões ( tipos ): "82", "83" e "87" com um total de 669 unidades produzidas.


O «Schwimmwagen», carro flutuante ou carro nadador, é uma versão derivada do Kubel, que por sua vez era a versão militar do famoso VW Fusca, desenhado por Ferdinand Porsche no inicio dos anos 30.
O projecto do Schwimmwagen foi resultado de um contrato para o desenvolvimento de um veículo anfíbio todo o terreno, que solicitava a apresentação de três protótipos para avaliação.
O primeiro deles ficou pronto apenas dois meses depois, e era práticamente um «Kubel» modelo 82, mais longo, com as portas soldadas e isoladas de forma a não permitir a entrada de água. Ele foi apresentado aos militares a 1 de Novembro de 1940.


A análise dos protótipos foi efetuada tendo como comparação outros veículos anfíbios que estavam em desenvolvimento há alguns anos, mas o Schwimmwagen mostrou-se claramente superior, o que levou a que em Dezembro de 1940, fosse colocada uma encomenda para o fornecimento de 100 unidades de pré-produção, que serão conhecidos como modelo «128». Estes veículos entrarão em periodo de análise ao longo de 1941, tendo as suas qualidades como veículo «fora de estrada» sido apontadas como elevadas.
Houve séries derivadas do tipo 128, conhecidas como «129» e «138».


Porém, o veículo, baseado no «Kubel» apresentava alguns problemas, entre os quais se contava a dificuldade em saír da água em margens irregulares e com maior inclinação.
Este problema leva a que se inicie em 18 de Fevereiro de 1942, um novo programa de aperfeiçoamento. Este programa levou a uma versão modificada do veículo, conhecida como «166», aquela que viria a ser a mais importante série de produção do Schwimmwagen. Com uma distância entre eixos menor, o novo veículo era mais manobravel e estruturalmente mais resistente, estanto equipado com uma hélice na traseira do veículo, o que lhe dava uma mobilidade acrescida.



Esta série foi aprovada para produção em 29 de Junho de 1942. A produção em série foi então iniciada, tendo no total sido produzidos 14276 unidades. A produção do veículo foi encerrada no final de 1944.

FONTE DE TEXTO---WIKIPEDIA.

QUER UM DOWNLOAD DO MANUAL DESTE CARRO(SCHWIMM) :
http://rapidshare.com/files/
226963704/schwimm.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thanks pelos comentários!Participe sempre!--mas se tiver algo de infame, depois irei deletar.