Reunimos aqui texto sobre como surgiu o buggy , e um pouco a respeito de seu idealizador,
Bruce Meyers.Nossas fontes: Wikipedia (pra variar) e o site planetabuggy(www.planetabuggy.com.br)
Um buggy (também chamado erroneamente de bugre) é um automóvel recreacional, de rodas e pneus largos, leve e aberto (geralmente de fibra), geralmente adaptado para terrenos arenosos. É muito usado nas dunas do Nordeste do Brasil, principalmente no Rio Grande do Norte e no Ceará, onde os chamados bugueiros ganham a vida dirigindo ou alugando esse tipo de veículo para turistas ou participando de clubes organizados, como o Clube do Buggy Ceará, por exemplo.
Trata-se de um veículo de entretenimento, cujos fabricantes, no Brasil, atingiram mais de uma centena. Ainda hoje, o Brasil tem fabricantes de buggies, com boas condições de segurança veicular. A mecânica normalmente utilizada, é composta do motor VW boxer, caixa e suspensões do Fusca (ou Brasília, Variant, TL...). Os primeiros buggies datados das décadas de 70 e 80, utilizavam a plataforma do fusca encurtada. Atualmente, somente é legal o uso de chassis homologados, sendo que a mecânica pode ser também VW AP, em função do desaparecimento do motor boxer do mercado de carros novos. Um buggy tem reações bem diversas de um automóvel normal, devido ao baixo peso e pequena distância entre-eixos, por isso, é importante que o motorista tenha um período de adaptação às reações rápidas do veículo. Freios, normalmente, são problema sério em um buggy, pois o baixo peso dianteiro pode fazer com que haja um travamento destas rodas. Os grandes pneus traseiros, quando do automóvel descarregado, fazem com que o carro saia de lado muito facilmente em terrenos fora-de-estrada.
Hoje a fábrica não existe mais, entretanto um antigo revendedor da marca lançou uma réplica com motor VW AP refrigerado a água, já que o boxer não é mais fabricado e colocou um nome alusivo: Fyber Water. Outros fabricantes que fizeram história no Brasil são: Bugre, Emis, Baby, e Selvagem.
Os buggies podem ser de passeio, competição, areia ou trilha. Os veículos de passeio geralmente dão mais valor à beleza e não ao desempenho. É confortavel, bonito, sem preparação alguma para enfrentar dunas ou trilhas. Os buggyes de competição são chamados de gaiolas e tem motor e suspensão preparados, muito bem fixos e não rodam na cidade, dispensando o uso dos itens obrigatórios. Os de areia tem pneus adequados, filtro de ar protegido, santo-antônio reforçado para andar em dunas. Os buggyes de trilha tem pneus lameiros e proteção contra galhos e mata.
O Idealizador do Buggy Fiberglass foi Bruce Meyers.Um pouco a respeito:
Um dia, no início da década de 60, ele e sua esposa na época, estavam na praia de Pismo, quando viram alguns veículos nas duras. "Dune Buggies" era como eram conhecidos.
Estes buggies eram somente chassi com motores V8 ou VW, mas nada bonitos e bastante grosseiros, difíceis de manejar. Bruce começou a pensar que modificações poderiam ser feitas, de maneira muito simples, para que fosse mais divertido andar com eles. A primeira tentativa, foi com uma Kombi (!?!). Cortou as aberturas das rodas para caber pneus maiores (9.5x15). Bruce percebeu que um veículo leve, com motor traseiro e grandes rodas era o que precisava.
Muitos meses de rascunhos produziram um design que ele poderia construir pessoalmente, com ferramentas muito simples. Bruce construiu um pequeno modelo de argila. Este desenho revolucionou o mundo da diversão automobilístrica. Em maio de 1964, estava pronto o primeiro VW Fiberglass Dune Buggy. As praias nunca mais seriam as mesmas!
Bruce Meyers fez outros carros, além do Manx. O mais interessante deles, a meu ver, é o Tow´d. É um estilo que não foi muito copiado, mas que tem linhas semelhantes aos buggies gaiola. A simplicidade de seu projeto, no entanto, é fantástica. Apenas duas peças compõem sua carroceria, que incluem os bancos. É um carro para apenas duas pessoas. Originalmente, o Tow´d era um veículo somente off road, sem pára-lamas ou cobertura do motor. O nome sugere isto (tow = rebocar), dizendo que o veículo seria rebocado até o local de ação. Pelo sucesso do veículo, foram construídos pára-lamas e cobertura do motor e criado o "Tow´dster", uma referência a roadster, conversível de dois lugares. Este modelo de buggy foi copiado por outros fabricantes, mas não com tanta freqüência como o Manx. Ainda hoje é fabricado um clone nos Estados Unidos. No Brasil, este modelo não apareceu. Outro projeto de Bruce Meyers e de Stewart Reed, que chegou a ser classificado como o melhor kit car norteamericano, na época, foi o Manx SR. Fabricado com 13 peças de fiberglass e inúmeras outras de metal, este carro é realmente muito bonito.Chegaram a ser construídos entre 400 e 600 destes carros. Com o Manx, Bruce criou o carro mais copiado em todo o mundo. Mais ainda, criou um estilo, uma obra de arte e um perfil industrial ainda hoje vigente. Em todo o mundo, encontramos fábricas de buggies que seguem as clássicas linhas do Manx. Na França, Inglaterra, Austrália, EUA, Holanda e aqui no Brasil, encontramos fábricas de buggies.
ainda não tive condições financeiras para comprar um, mas acho uma delícia de auto
ResponderExcluireu sabia porque as kombis pegavao fogo... mas me esqueci
ResponderExcluiralguém sabe como tirar fotos no pc?
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