segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como dificilmente alguem acessa essa nossa pagina...ai vai--KÜBELWAGEM, SCHWIMMWAGEM, KOMMANDEURWAGEM





O Volkswagen Kübelwagen (carro balde/banheira)




foi um veículo militar desenhado por Ferdinand Porsche e construido pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial para uso pelas Forças Armadas da Alemanha Nazista (tanto a Wehrmacht quanto a Waffen-SS). 

Baseado no Volkswagen Fusca, foi inicialmente chamado Type 62 (protótipo), mas eventualmente ficou com o número interno de modelo Type 82.

Sua leveza, agilidade e ausência de fluido de refrigeração (evitando o congelamento e ebulição em climas extremos) não demorou para demonstrar sua superioridade em relação aos veículos 4X4 dos exércitos adversários. Enquanto seu chassis e mecânica eram construídos na KDF Stadt (agora Wolfsburg), sua carroceria era produzida pela firma Ambi Budd em Berlin (ironicamente era uma firma americana)[1]. O Kübelwagen era para os alemães o que o jipe era para os Aliados.
História
Embora Adolf Hitler tenha cogitado com Ferdinand Porsche a possibilidade de uma aplicação militar para o "Volkswagen já em abril de 1934, foi apenas em janeiro de 1938 que altos oficiais do Terceiro Reich encomendaram formalmente o projeto de um carro militar barato e leve, que pudesse ser utilizado tanto dentro como fora das estradas, mesmo nas mais inóspitas condições - tudo isso baseado na plataforma do Fusca.

Porsche iniciou os trabalhos no projeto imediatamente, entregando um protótipo no mesmo mês, mas durante o desenvolvimento logo percebeu que não bastaria apenas reforçar o chassi do Fusca para agüentar o uso contínuo que os militares dariam ao carro. Tratando-se de um veículo de tração traseire e motor 1000cc, seria necessário que tal veículo fosse muito leve para poder ser utilizado satisfatoriamente em percursos off-road - de fato, a própria encomenda estipulava um peso máximo de 950 kg incluindo quatro soldados armados e equipados - ou seja, o veículo em si não poderia pesar mais do que 550 kg. Porsche então subcontratou a firma Trutz para ajudá-lo com a carroceria, valendo-se da vasta experiência deles em fabricar carrocerias para veículos militares.

Os militares começaram a testar o veículo após novembro de 1938, quando os protótipos foram formalmente apresentados. Embora não contasse com tração nas quatro rodas, característica básica dos jipes militares americanos, o carro mostrou-se excelente em terrenos acidentados, mesmo em comparação com os veículos 4x4 alemães contemporâneos - o baixo peso e o diferencial auto-blocante compensaram a falta de capacidade 4x4.

Kommandeurwagen - foi um veículo para uso militar adaptado do Volkswagen Fusca e utilizado pela Alemanha Nazista durante a II Guerra Mundial. A carroceria do VW Fusca foi montada sobre o chassi do Kübelwagen.
Entre os itens adaptados, possuia faróis com uma tampa de metal aparafusadas, pneus lameiros e tração nas quatro rodas.
Existiu em três versões ( tipos ): "82", "83" e "87" com um total de 669 unidades produzidas.


O «Schwimmwagen», carro flutuante ou carro nadador, é uma versão derivada do Kubel, que por sua vez era a versão militar do famoso VW Fusca, desenhado por Ferdinand Porsche no inicio dos anos 30.
O projecto do Schwimmwagen foi resultado de um contrato para o desenvolvimento de um veículo anfíbio todo o terreno, que solicitava a apresentação de três protótipos para avaliação.
O primeiro deles ficou pronto apenas dois meses depois, e era práticamente um «Kubel» modelo 82, mais longo, com as portas soldadas e isoladas de forma a não permitir a entrada de água. Ele foi apresentado aos militares a 1 de Novembro de 1940.


A análise dos protótipos foi efetuada tendo como comparação outros veículos anfíbios que estavam em desenvolvimento há alguns anos, mas o Schwimmwagen mostrou-se claramente superior, o que levou a que em Dezembro de 1940, fosse colocada uma encomenda para o fornecimento de 100 unidades de pré-produção, que serão conhecidos como modelo «128». Estes veículos entrarão em periodo de análise ao longo de 1941, tendo as suas qualidades como veículo «fora de estrada» sido apontadas como elevadas.
Houve séries derivadas do tipo 128, conhecidas como «129» e «138».


Porém, o veículo, baseado no «Kubel» apresentava alguns problemas, entre os quais se contava a dificuldade em saír da água em margens irregulares e com maior inclinação.
Este problema leva a que se inicie em 18 de Fevereiro de 1942, um novo programa de aperfeiçoamento. Este programa levou a uma versão modificada do veículo, conhecida como «166», aquela que viria a ser a mais importante série de produção do Schwimmwagen. Com uma distância entre eixos menor, o novo veículo era mais manobravel e estruturalmente mais resistente, estanto equipado com uma hélice na traseira do veículo, o que lhe dava uma mobilidade acrescida.



Esta série foi aprovada para produção em 29 de Junho de 1942. A produção em série foi então iniciada, tendo no total sido produzidos 14276 unidades. A produção do veículo foi encerrada no final de 1944.

FONTE DE TEXTO---WIKIPEDIA.

QUER UM DOWNLOAD DO MANUAL DESTE CARRO(SCHWIMM) :
http://rapidshare.com/files/
226963704/schwimm.pdf

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PODRE, MAS QUERIDO--REPETECO DE MATERIA DOS OUTROS

Meses debaixo de uma árvore, dias sob sol e chuva e até mesmo urina sobre a carroceria. Geou muito durante a noite? Excelente. Estourou mais uma ferrugem no pára-lama? Motivo de comemoração. Quanto mais velho e apodrecido, melhor. Este é o princípio básico dos Rat Rods — conhecidos também como Hood Rides ou Rusted Volks. O estilo começou nos Estados Unidos e vem ganhando adeptos no Brasil. Um deles é o administrador Augusto Passos, de 27 anos — o Guto de Porto União, no interior de Santa Catarina. Pelas ruas da cidadezinha de 30 mil habitantes, ele é conhecido pelo seu Fusca 1969 caindo aos pedaços. 

Guto conta que se tornou adepto do estilo depois de reformar diversos modelos. “Investi muito dinheiro para reformar meus carros antigos e não ficaram como eu queria. Conheci o estilo na internet e pirei!”, explica. Depois de gastar R$ 2 mil para comprar a relíquia de um senhor, ele investiu mais que o dobro para que o Fusca ficasse mais... velho! As rodas aro 17” são importadas (com pneus 205/40) e a suspensão é a ar. O eixo dianteiro foi encurtado: “É característica dos Hoods”. O estilo contempla apenas carros velhos, de preferência Volks dos anos 1960, os mais queridos entre os adeptos. 


Augusto Passos
Guto possui dois Fusca e uma Kombi, todos são "adeptos" do estilo conhecido também como Rusted Volks
Para mantê-lo o mais podre possível, Guto utiliza diversas técnicas. “O Fusca está há três meses debaixo de uma árvore. Está ficando ótimo”. Ele ainda afirma que apenas lava as rodas e o interior do carro. O restante só vê água quando chove. “Para passear, deixo meu Audi S3 em casa e saio com o Fusca. É um show à parte.” Histórias engraçadas são freqüentes. “Um morcego morreu e caiu no teto. Deixe ele lá até apodrecer”, lembra. Na ocasião, Guto foi a uma churrascaria e causou verdadeiro espanto entre as pessoas. “Me perguntavam por que eu fazia aquilo e tiravam fotos”, explica. Se você está curioso sobre o fim do morcego... “Ele caiu na estrada logo depois”, finaliza o proprietário. 


Augusto Passos
Fusca custou R$ 2 mil e recebeu mais que o dobro de investimentos. Rodas são de 17" e vieram dos Estados Unidos
REFERENCIA DE "COPY PASTE" :http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI19753-10142,00-PODRE+MAS+QUERIDO.html

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AGENDA DE EVENTOS AUTOMOTIVOS-"POR CIMA"

STAMOS AQUI A DAR "REPETECO" DE EVENTOS SOBRE CARROS ANTIGOS.
A AGENDA ESTA TB NO NOSSO SITE: WWW.COISASDEFUSCA.COM.BR

LA VOCES PODEM ACHAR TB, ICONES PARA COMPUTADORES MAC E PC, CARRINHOS DE PAPEL, QUEBRA CABECAS, E DEMAIS BRINCADEIRAS.
MUITA COISA, JUNTAMENTE COM COLETANEA DE VIDEOS, LINKS DE MANUAIS E OUTROS.
PARA QUEM QUISER DRIBLAR A EMPRESA QUE NAO PODE ABRIR MSN, SO MARCAR UMA "PONTA" EM NOSSA SALA DE CHAT. QUE NAO E LA GRANDES COISAS....MAS E MELHOR QUE NADA.

ABAIXO ENTAO, AGENDA DE EVENTOS...

POR FAVOR LIGAR PARA CONFIRMAR AS DATAS E NAO CHEGAR ASSIM...DE MAOS VAZIAS.

:FEIRAS AUTOMOBILíSTICAS PARA 2011:::

Abaixo, data , hora e local de feiras de grande porte de São Paulo e outros estados.O calendário de feiras de clubes antigos e demais, ainda precisamos localizar.Confirme sempre antes de querer comparecer.
ANEIRO 2011

15 e 16 - Itapira - SP
2º Encontro Carros Antigos
29 e 30 - Franca - SP
Corrida de Calhambeques
Local: Speed Park - Franca/ SP
Informações: corridapenatabua@gmail.com
Obs.: Para veículos fabricados até 1936

FEVEREIRO 2011

11 a 13 - Rio Grande - RS
22º Encontro de Veículos Antigos
Local: Praia do Cassino - Camping Municipal do Cassino
Informações: (0xx53) 9971-2886 / 3230-1766
E-mail: caumaia@bol.com.br
MARÇO 2011

04 a 08 -Serra Negra - SP
Carnaval Retrô - I Encontro de Gigantes
Local: Centro de Convenções
Horário: 09:00hs
Informações: (0xx11) 8988-8774
E-mail: helioherbert@uol.com.br
Site: http://www.collectorshow.com.br/

17, 18, 19 e 20 - Balneário Camboriú - SC
Santa Catarina Custom Show
informações: contato@sccustomshow.com.br
site: www.sccustomshow.com.br
(47) 9918-5410 / 9955-3419 / 8445-6955

19 E 20/03/11 - 2º Encontro de Veículos Antigos e Especiais da Lapa-PR
Informações: Veja o folder em anexo e acesse o site: www.Lapava.com.br ou lapaveiculosantigos@gmail.com
O 1º Encontro reuniu mais de 450 veículos, participe você também.
ABRIL 2011

09 a 10 - Xanxerê - SC
4º Encontro de Veteran Car Club
Local: Parque da Femi
Informações: (0xx49) 8407-5670
E-mail: taccajunior@hotmail.com
MAIO 2011

21 e 22 - Botucatu - SP
VI Encontro de Veículos Antigos
Local: Fazenda Lageado - Museu do Café
Horário: 08:00hs
Informações: (0xx14) 3882-9329
E-mail: avab.botucatu@yahoo.com.br
JUNHO 2011

04 e 05 - Pomerode - SC
8º Encontro de Veículos Antigos
Informações: (0xx47) 3395-1565 / 9963-8859
E-mail: vccpomerode@hotmail.com

***carro-aviao-mais uma mistureba de usuario....


23 a 26 - Águas de Lindóia - SP
XVI Encontro Paulista de Autos Antigos
Local: Praça Adhemar de Barros
Informações: (0xx19) 3876-2957
E-mail: imprensacarroantigo@terra.com.br
Site: www.encontropaulistadeautos.com.br
JULHO 2011

09 E 10 - Balneário Camboriú-SC
Anjo da Guarda Fest - 6ª Edição Internacional

NOVEMBRO 2011

24 a 27/11/2011 - Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA) - Anhambi/SP
SP sediará Salão Internacional de Veículos Antigos

abaixo, fotos de alguns eventos que ja se passaram, para quem nao sabe, ter uma ideia de como sao.....ou seja.bem bacanas...vale a pena aparecer, mesmo nao tendo um carro antigo..!!


31 de agosto de 2008 em Nova Petrópolis/RS(FAZ TEEEMPO)




Encontro em Rio Negrinho(SC)-Abril de 2010




foto de encontro em Sao Bernardo-SP(nao me lembro da data)